Pacatuba comemora o Dia da Consciência Negra em 21 de novembro
Pacatuba comemora o Dia da Consciência Negra em 21 de novembro
17/11/2011Pacatuba comemora na segunda-feira, 21, o Dia da Consciência Negra, que oficialmente é comemorado no Brasil em 20 de novembro. Na programação haverá exposição, visita ao museu, apresentação de filme, palestra e Maracatu. CLIQUE AQUI. O município, inclusive, foi a segunda comarca a libertar os escravos, em 2 de fevereiro de 1883, um mês depois do município de Redenção (então Acarape), 1º de janeiro de 1883.
Nenhum dos países é tão representativo da mistura de culturas como o Brasil. No entanto, são evidentes os conflitos de interpretação das formas que organizaram a nossa sociedade. Em Pacatuba, há uma preocupação do ensino local em participar aos alunos as lendas, os heróis e as manifestações típicas da cultura negra, que tanta herança deixou para a civilização atual.
Mesmo antes do ano de 1500, diversas regiões africanas eram reconhecidas como centros importantes de produção têxtil, por exemplo. Os fios têxteis, compostos de fibras vegetais e animais, eram destaque em várias regiões da África. Além dessa técnica, o continente era referência na produção de tinta e de fixadores de cores. A Nigéria, por exemplo, era polo de produção de índigo. No Nordeste, ainda hoje se utiliza a tradição da confecção de redes de dormir com a forma de tear vinda da África.
Muitos conhecimentos de construção no país também são provenientes do continente africano. Construções de galerias, minas e até obras públicas, feitas pelos negros no Brasil na época da colônia, eram motivo de visitas de engenheiros europeus, interessados em aprender as técnicas. Grande parte do que foi realizado pelos africanos e afrodescendentes é conhecida como obra de autores anônimos. Basta lembrar das nossas igrejas barrocas e seus interiores ornamentados.
0 comentários:
Postar um comentário